“Aquele que for capaz e estiver disposto a gastar mais para adquirir um cliente, vence!” Ryan Deiss.
Concorda com essa frase? Ela simplesmente é a frase que vai guiar o seu negócio. Vou te mostrar o porquê. Hoje vamos focar na AQUISIÇÃO de novos clientes e entender como essa frase faz sentido para o seu negócio. Só vou te pedir uma coisa: FOCA 100% AQUI!
Esse artigo vai mudar o jeito como você olha para a sua estratégia!
A fase mais difícil!
Adquirir um cliente é o começo da jornada de valor, e sim é a fase mais difícil, na verdade é a que vai exigir mais esforço de você. E é isso que irá fazer a diferença se você vai ganhar o jogo ou não.
Por que?
O jogo é contra quem? Pense um pouco!
É contra o concorrente, certo? Porque a partir do momento que seu concorrente adquire aquele cliente significa que você perdeu a chance de conquistar a confiança dele e extrair valor. O jogo realmente começa depois que se adquire o cliente, mas para isso a fase de aquisição deve ser trabalhada.
Aquisição…
A princípio falamos sobre a importância de um sistema de AQUISIÇÃO. E mesmo que se pague mais caro para adquirir um cliente, quando você o possui, o jogo está ganho.
Na prática há algumas etapas a serem seguidas. A quantia que estará disposto a investir: primeiramente deve ser em tráfego de conteúdo, onde se entrega valor para o prospecte. (Se você não leu o conteúdo sobre a Jornada de Valor dá uma olhada, está em algum lugar logo abaixo do texto).
Estamos na etapa de RECONHECIMENTO, onde seu visitante toma consciência de seu produto ou serviço.
Deste conteúdo vamos direcionar o tráfego para sua Isca Digital, essa é oferecida gratuitamente ou por um preço baixo com o objetivo de ter dados. Entregamos a isca em troca da INSCRIÇÃO.
A isca…
Em síntese essa isca pode ser dividida em dois tipos de oferta: tempo ou dinheiro.
Tempo: Você oferta o seu tempo, por exemplo, oferecendo uma aula gratuita sobre um tema de interesse da sua audiência.
Dinheiro: Com uma oferta de baixo custo, e-books são os maiores exemplos de ofertas de entrada. Isso ativa algo bem interessante na mente humana que é a relação de comprometimento. Humanos tendem a dar maior valor quando se sentem importantes, ou quando veem profundo interesse no seu bem estar.
Lembre-se que estamos buscando ganhar esse cliente. A percepção de valor do seu produto tende a aumentar quando se consegue convencer que este tem um preço maior do que se está pagando.
Por isso que nessa fase não se dá atenção ao lucro.
“Isso é loucura! Como assim não visar o lucro?”
O princípio para extrair o máximo de valor de alguém é dar valor para poder extrair muito mais depois. Marketing é ser capaz de mexer com as emoções humanas, então o objetivo é transformar a cabeça do prospecte criando um desejo de algo muito bom, é fazer ele dizer: “Se ele me deu isso de forma gratuita ou por um preço baixo imagina em um produto de ticket maior!” Isso cria o desejo de tomar a ação que queremos.
E aí? Consegue passar a fase?
Em conclusão a AQUISIÇÃO de clientes deve ser uma fase que requer total atenção e o maior planejamento. Nela você tem a perspectiva de ter uma audiência quente, por isso é que exige um planejamento especializado entendendo os conceitos por trás das ações, levando o nosso lead por um caminho desejado.
Também vimos que nessa fase deverá ser feito um investimento visando obter a chance de possuir a atenção do consumidor para seu negócio.
Agora, qual é o próximo passo? Extrair valor desse cliente onde cobrirá o investimento! Quer saber como? Conversa comigo!
Fernando Henrique W.