Eu estou falando de uma das ferramentas mais poderosas para fazer conexões com pessoas e negócios. Recentemente eu e a minha cliente Wayne Valim passamos por um treinamento de LinkedIn com a Denise Maia – Responsável por dar apoio às empresas na geração de negócios com leads qualificados e Especialista em LinkedIn.
>> Ela começa falando da importância de saber explorar os 4 pilares do LinkedIn:
P1: Posicionamento: a importância da apresentação do seu perfil, se ele realmente te representa;
P2: Prospecção: A busca por pessoas! É necessário ter um critério nas suas conexões e disciplina para ampliar a rede, buscando conectar, diariamente, com conhecidos e desconhecidos (10 boas conexões por semana, está ótimo).
P3: Proximidade: Como ter boas práticas e saber se aproximar de quem você não conhece com uma mensagem assertiva, sem fazer cold call.
P4: Presença: O que você está dizendo para a sua rede além do seu perfil, você comunica de alguma forma que você pode atender a dor de alguém, do seu público? que informações relevantes você tem levado para sua rede aqui?

A Denise fala também da importância e diferenciais das opções pagas, o que elas oferecem a mais. “Vale analisar o seu objetivo, se você quer recolocação no mercado de trabalho, ou se você quer encontrar pessoas para contratar ou ainda conquistar novos clientes. É necessário saber o seu objetivo, pois há contas bem direcionadas para eles. A versão gratuita já é muito poderosa e eficiente, já que a sua visibilidade não depende de ser versão paga ou não, mas sim dos 4Ps bem aplicados”, comenta Denise.
Outra dica poderosa é a produção de conteúdo, que como qualquer rede social tem suas particularidades: formato, linguagem e frequência de postagem. No LinkedIn é importante publicar um artigo a cada 15 dias e fazer uma postagem diária, criar autoridade e engajamento. Os vídeos e enquete também são uma boa aposta para o LinkedIn, lembrando sempre de priorizar vídeos nativos e não links que levarão a outro lugar.
Para quem utiliza de LinkedIn Pages, administrar os destaques com frequência é importante, pois este mural possibilita priorizar links, eventos, e-books, lives, entre outros. No título, lá onde vai o seu nome no topo do perfil, é indispensável que você responda a três perguntas, em uma mensagem bem clara: quem você é/o que você faz, pra quem você faz, e o que elas ganham em contratar você). Interessante né? Já começa a formular as tuas respostas.
As recomendações são a cereja do bolo para endossar o quão bom você é naquilo que você faz. Conforme for o seu nível de relacionamento com a conexão, você pode pedir um feedback, sem problemas.
E por final, eu quero falar do Sales Navigator, que pra mim foi a grande novidade! O Sales Navigator é uma ferramenta paga exclusiva do LinkedIn capaz de criar e cultivar relacionamentos com perfis de interesse. Além disso, por meio de 20 tipos filtros avançados, você consegue atingir as pessoas certas com rapidez e assertividade. Eu consigo ainda, criar listas de lead dentro do LinkedIn e enviar propostas, que podem ser acompanhadas passo a passo, conforme o comportamento de quem a abriu.
O treinamento da Denise está no www.linkedinexpertexperience.com.br.