Como está seu negócio hoje? Você consegue colocar no papel sua estratégia de crescimento?
Se está em dúvida, esse artigo é para você! Vamos abordar quais são as alavancas que você deve configurar para ter um crescimento efetivo, e qual o conceito por trás disso.
O objetivo de hoje é entender os componentes do sistema de marketing, para trabalhar em um ponto especifico de otimização. Basicamente é entender onde mexer para impactar de forma efetiva seu negócio.
O motor…
Dentro de qualquer sistema existem subdivisões. São componentes que irão mover o sistema. Para ilustrar pense em um motor de um carro, ele funciona em quatro tempos: admissão, compressão, combustão e escape. Esses são os componentes que fazem com que o motor funcione.
Quando otimizamos qualquer parte deste, o resultado impacta todo o sistema. Por exemplo, aumentando a pressão interna a reação de combustão acontece mais rapidamente e de forma mais eficiente. Assim, o motor funciona superalimentado e isso é perceptível no aumento da potência.
Ou seja, o sistema é otimizado em pontos específicos, refletindo no processo inteiro. Do mesmo modo quando entendemos as subdivisões do conjunto que é o marketing, nossas ações são precisas e otimizamos o sistema por completo.
Alavancas
Existem três alavancas principais que impactam diretamente no potencial de crescimento do negócio.
1 – Aquisição.
2 – Ativação.
3 – Monetização.
Uma boa ressalva para entender esses componentes é que eles devem ser vistos separadamente para que tenhamos precisão na otimização, só assim conseguimos tangibilizar, mensurar e ter simplicidade. Mas, esses devem ser interligados porque fazem parte de um sistema inteiriço.
Entendendo os sistemas de perto…
1 – Aquisição. Em termos simples é transformar quem não te conhece em consumidores. Esse processo dentro do marketing está focado em comprar clientes. Você quer que os clientes se interessem pelos os seus produtos e você quer que eles te conheçam mais a fundo, que compre seus produtos mais caros e enfim se tornem lá na frente promotores.
Esse é seu desejo! Mas quando pensamos na divisão em componentes do sistema o que vamos focar é em adquirir clientes, aqui é o tráfego frio, COMPRAR os clientes.
Lembra da jornada de valor? Se ainda não leu o texto sobre essa Jornada, para um pouquinho e não deixa de ler e entender esse caminho. Justamente porque dentro do processo de compra do consumidor o sistema de aquisição trabalha nos quatro primeiros estágios na CONSCIENTIZAÇÃO, ENGAJAMENTO, INSCRIÇÃO e CONVERSÃO.
E agora Fernando, eu comprei 1000 inscrições, mas só 100 se tornaram consumidores, é prejuízo?
Não! Essas pessoas são LEADS (potenciais consumidores) eles vão entrar no próximo componente do sistema.
2 – Ativação. O foco é naqueles que se fazem necessário gerar valor novamente. Eles não converteram, mas estão na sua lista. Então temos que engajar de novo. Entregar conteúdo de qualidade para eles. Aqui trabalhamos com um público MORNO para quem faremos o remarketing.
E a terceira alavanca é a…
3 – Monetização. A meta é encantar, deixar seus clientes com os olhos brilhando. É simples: Vender para quem já é cliente. E dentro da jornada de valor os estágios são o ENCANTAMENTO e a ASCENSÃO.
O que fazer agora?
Agora que entendemos como é dividido o sistema, se monta a estratégia para cada componente, o sistema de aquisição deve ter funis específicos para ele. Sistema de ativação é outra estratégia, assim como o de monetização. É em cada uma dessas alavancas que se deve trabalhar.
E mexer nelas impacta no crescimento do negócio! Se eu otimizo meu sistema de aquisição por exemplo tendo mais clientes e leads qualificados, isso reflete na lucratividade da empresa.
Então, qual componente do sistema precisa ser otimizado no seu negócio? Afinal se você não cresce, você retrocede! Vamos bater um papo sobre negócios?
Fernando Henrique W.