Já dizia um sábio que cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir, e hoje meu presente se deve a um sonho que não deixei passar.
Estou no ramo de marketing digital há 10 anos e comecei quando a internet ainda não era uma ferramenta de vendas. Marketing se fazia nos outdoors, jornais e nos intervalos de novela.
Tudo começou quando lancei junto com o meu pai, Marcos Wunderlich – conhecido por ser fundador do Instituto Holos, o primeiro curso online de coaching no Brasil. Foi uma fase de entender o mundo digital e fazer acontecer. O desafio foi enorme, pois havia pouca tecnologia na época e os canais de comunicação digital se resumiam em listas de e- mail marketing. O lançamento foi um sucesso logo no primeiro mês e foi quando eu descobri que queria trabalhar com marketing digital e fazer disso uma carreira.
Depois desse projeto, eu entendi que eu deveria sair da asa do pai e mergulhei de cabeça no universo das agências digitais. Atuei como gerente de atendimento em uma das maiores agências de Santa Catarina, a Agência Hive, que anos mais tarde viria a ser incorporada pela Agência Reweb.
A função de Atendimento de agência é um fogo cruzado, representar o cliente dentro da agência e ao mesmo tempo representar a agência para o cliente, não é fácil! E, caso você já tenha trabalhado nesse modelo, certamente entende o meu sentimento. Essa jornada foi uma oportunidade extraordinária de crescer, eu conheci a fundo diversos tipos de negócios, desde o pequeno ao megaempresário e isso me fez aprender uma das maiores filosofias do marketing, “a comunicação é sempre de um humano para outro humano – Marketing h2h” e todos nós temos a mente humana. As circunstâncias e o jeito técnico de fazer algo mudam, mas o princípio por trás da venda é o mesmo. É incrível como a dor do grande empresário é a mesma do microempreendedor.
Logo que Agência Hive foi incorporada eu resolvi empreender e me tornei sócio da Smart Mídia Social. Foi uma fase nova, agora com responsabilidades ainda maiores, tendo que gerenciar o time e atuar como empresário. Foram três anos incríveis na Smart Midia Social, mas aconteceu que perdemos um cliente que representava 60% do faturamento da nossa empresa. Foi a parte da minha carreira onde parei e pensei no que eu realmente queria fazer e o que eu podia fazer. Eu simplesmente queria ser mais que uma agência de mídia social. Não que eu não acredite que seja um serviço importante, na verdade é uma área do mercado de marketing essencial, mas eu senti a necessidade de mudar o rumo da minha atuação.
Foi então que eu resolvi me aperfeiçoar e cair de cabeça nos Lançamentos Digitais, orientado pela metodologia da Fórmula de Lançamento, do Érico Rocha. Trabalhei em diversos projetos e lancei especialistas. Nessa época, um dos meus clientes que eu atendia com Tráfego Pago quis me contratar como Head de Marketing da empresa e eu foquei 100% nela. E nesse projeto eu realizei um dos maiores feitos da minha carreira em termos a resultados, fiz 7 dígitos em 1 dia, foi isso mesmo: eu fiz R$ 1.200.000,00 em 1 dia de Black Friday.
Hoje, me posiciono como consultor de marketing digital e especialista em aquisição de clientes. E uma das minhas maiores habilidades é o Tráfego Pago (Links patrocinados, ADS ou o carinha dos anúncios, como queira chamar). Tenho muitos clientes de consultoria e de implementação sistemas de marketing com foco em vendas.
Já administrei mais de R$ 4 milhões em verbas de marketing/vendas e gerei faturamentos bem maiores para meus clientes. Me envolvi em mais de 200 projetos, de diversos nichos e empresas de diferentes tamanhos. Por diversos momentos eu acertei e pude construir alguns cases de sucesso, mas também já errei em algumas vezes, e sempre fui grato ao erro, pois pude aprender com eles.
E o que aprendi nessa jornada é que não existe receita de bolo, existe o projeto adequado e personalizado para o seu negócio, e que o marketing é só caminho de seres humanos encontrarem outros seres humanos. Se eu fosse definir o conceito de marketing, eu diria que marketing é a arte de entender para atender pessoas.
Já estudei tudo o que você pode imaginar sobre Marketing Digital e vou continuar estudando, me atualizando! Nesse mercado um dos maiores desafios é estar sempre atento às mudanças e novas tecnologias, mas principalmente poder testá-las! É incrível como o marketing digital é líquido: ou você acha que a mesma estratégia que usei ano passado e garantia de sucesso hoje?
Acredito muito na filosofia da Digital Marketer, que é a maior escola americana de Marketing Digital, e hoje levo muito a sério o desafio de implementar o modelo de Marketing Ágil e movimentar as alavancas dessa área dentro das empresas.
Tenho um enorme sentimento de gratidão a algumas pessoas que contribuíram diretamente de alguma forma nessa história: Marcos Wunderlich, Luiz Mello, Rodrigo Rochembach, Thiago Loch, Daniel Signorelli, Jack Tristão, Hudson Oliveira, Carlos Ramos, entre muitos outros parceiros, amigos e clientes.
A minha história, construída com erros e acertos, me dá propriedade para ajudar você a construir a sua história, lembrando sempre que o marketing é só caminho de seres humanos encontrarem outros seres humanos. A minha missão aqui é ajudar pessoas e empresas a crescerem no mercado digital. Vamos conversar?
Fernando Henrique W.