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Por que a sua empresa precisa se transformar?

Passamos por uma das épocas mais difíceis que a humanidade passou em sua história moderna. E a crise financeira é uma preocupação global. Principalmente as pequenas empresas sofrem com a situação econômica, não só aqui em nosso país, mas no mundo inteiro. E uma coisa que vem acontecendo com as empresas é o que eu chamo de transformação digital forçada.

Apesar de o mundo econômico já há um bom tempo, de forma gradativa, vir se transformando, hoje a atual situação obriga o empresário a mudar a estratégia da sua empresa.

O objetivo…


O principal objetivo desse artigo é principalmente explicar como a sua empresa pode se transformar digitalmente e qual a importância desse processo. Além de explicarmos o conceito da transformação digital e o caminho que vem tomando nos últimos tempos, vamos entender porque agora mais do que nunca, o digital é o lugar para sua empresa estar presente. E quero que dê prioridade ao questionamento de onde sua empresa está nesse mercado.

A transformação…

Você mesmo passou por uma transformação no jeito de consumir e eu sei que mesmo aqueles mais leigos estão fazendo o uso da tecnologia. Há de concordar comigo que estamos em constante mudança e cada vez mais a tecnologia influencia os diversos setores econômicos e o modo como as pessoas se comunicam.

Como afeta a relação entre as pessoas, aquela velha conversa que se tinha com seu consumidor já não é mais a mesma. E começamos a entender que a transformação para o universo digital, além de mudar o caminho a percorrer para conseguir clientes, também vai modificar o modo como deve se posicionar e comunicar.


Acredito que até aqui já entendeu que a transformação digital está acontecendo por causa da intervenção da tecnologia e consegue perceber as provas do episódio. Mas para ficar bem claro, essa transformação que tanto falamos é uma estratégia que usa o meio digital para maximizar a performance e promover melhorias que influenciam diretamente os resultados do negócio.


Isso quer dizer que o comportamento empresarial sofre uma mudança, justamente porque falamos de uma variante na estratégia. Ou seja, não basta apenas fazer uso de alguma ferramenta para alcançar as pessoas, mas existe uma mudança no esqueleto ou estrutura da empresa.

“É só ter uma página no Facebook”


Já ouvi muito: “Você precisa ter uma boa página no Facebook, no Instagram e em outras redes sociais e isso é sua empresa se transformando digitalmente.” Mas o errado nessa frase é que o pensamento não foca no digital como sendo o canal principal de vendas e comunicação da empresa, com isso se torna algo superficial e um complemento da gestão.


Como exemplo disso vamos focar no delivery. Eu costumo dizer que nessa pandemia existem dois tipos de empresário: um que já fazia delivery e outro que teve que começar a fazer na marra. Esse primeiro teve a chance de aumentar o faturamento e se fortalecer no mercado. Consegue perceber que apesar desse empresário já ter um suporte o delivery era uma parte complementar, mas com o advento da pandemia essa estratégia começa a ser parte principal do negócio.


Já aquele que teve de aprender do pior jeito, precisou de mais esforço para fazer essa mudança e foi literalmente forçada. O atendimento virtual, os caminhos que o consumidor passa, as ferramentas que se usam, tudo isso causou e ainda causam muitas dúvidas no mercado. Mas entender esse conceito e tomar as ações necessárias se torna imprescindível para sua gestão.

Quebrando os mitos…

Então, já que sabemos que é uma questão administrativa vamos para a parte prática quebrando alguns mitos que travam seu negócio.


Uma das coisas que eu vejo é que muitos pensam que somente empresas que já nasceram em meio a tecnologia, como é o caso dos e-commerces, devem fazer estratégia para canais digitais. Mas não, já vimos o caso do delivery, a nova estrutura é para negócios físicos. Então vamos começar a desenhar a estratégia.


E se você é empresário e está lendo esse artigo, essa mudança não vai vir de pequenas ações de colaboradores, mas a iniciativa tem de ser dos líderes em desenvolver projetos claros e implementar em suas empresas.


O que precisa haver é uma aproximação entre os gestores e quem vai fazer a operação propriamente dita, e não uma terceirização de responsabilidades de planejamento e implementação. Até mesmo a rotina de inovação tem de ser constante, e deve ser feito em equipe.

Até falando sobre isso eu escutei uma comparação esses dias e faz muito sentindo. Para pra pensar: o micro-ondas faz um trabalho excelente, certo? Esquenta e cumpre seu objetivo! Mas se você coloca 1 segundo e para, e depois mais 1 segundo e para, ele nunca vai esquentar.


Então uma transformação digital eficaz tem de ter o mesmo princípio do micro-ondas: Constância. O que quero dizer é que a constância de ações estratégicas é que vai esquentar seus resultados. Então faça pesquisas constantes, crie uma rotina de aprendizado, invista em treinamentos para estar capacitado nesse meio e participe na criação do plano de ação.

Afinal transformação é isso!

Concluindo, a transformação digital deve ocorrer porque a tendência de quem não entrar nesse meio é sofrer grande perda no desenvolvimento da empresa, pelo fato de a tecnologia ter influenciado o modo de consumir e comunicar. Lembrando sempre que o marketing é uma conversa entre humanos e está bem mais ligada ao estudo das relações entre pessoas, então quando passamos para o digital simplesmente transferimos essa relação e conseguimos ampliar o alcance do diálogo vendedor/consumidor.


Outra coisa que vimos é que a transformação digital deve ser uma ação de gestão. E colocar como prioridade o meio eletrônico como fonte de rentabilidade para empresa e não só um complemento.

Se quiser ter comigo uma conversa de negócios e aprender sobre a montagem de um planejamento estratégico, entra em contato que terei o prazer de bater um papo contigo!


Fernando Henrique W